Bem vindos ao meu blog!

Bem vindos ao meu blog!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Miss Potter

Oi, gente!
Hoje vou falar de uma escritora que eu adoro.Eu conhecia os livros dela quando era pequena,mas não tinha ideia de quem ela era!
Quando vi o filme sobre a vida dela me apaixonei.
E por coincidência, hoje é o Dia Internacinal da Literaura Infantil.


Biografia

Beatrix Potter nasceu no nº 2 de Bolton Gardens, em Kensington SquareLondres, no dia 28 de julho de 1866. Sua família, da alta burguesia, era ligada ao comércio de algodão. Ela estudou em casa e recebeu da governanta uma educação vitoriana. Teve um irmão, Bertram, seis anos mais novo do que ela.
Quando Bertram foi estudar fora, Beatrix, uma menina tímida, reservada e solitária, tinha como companhia os seus animais de estimação. Ela gostava de observar o comportamento deles e começou a desenhá-los quando tinha nove anos. Nas férias de verão, viajava com a família para o campo. Foi primeiro para a Escócia e, mais tarde, para Lake District, na Grã-Bretanha. Aprendeu a apreciar a natureza de perto. Mais tarde estudouarte e história natural.
Na adolescência, Beatrix Potter começou a escrever um diário secreto, em código. Quinze anos após a sua morte, o código pôde ser decifrado. Foi publicado em inglês, sob o título de "Beatrix Potter: A Journal".
O pai de Beatrix, Rupert William Potter (1832-1914), embora fosse advogado, seguia o comportamento dos homens abastados da sua época: raramente exercia a profissão e passava os seus dias em clubes de cavalheiros. Sua mãe, Helen Potter Leech (1839-1932), filha de um comerciante do algodão, embora gostasse de pintura, dedicava-se a cultivar novas relações sociais. A família mantinha-se com a renda herdada dos avós de Beatrix.
No verão, Rupert Potter alugava uma casa no campo; primeiramente, em Perthshire, Dalguise, na Escócia, onde a família passou onze verões, de 1871 a 1881; mais tarde, uma outra casa, na região de Lake District, na Inglaterra. Em 1882 a família encontrou-se com o pároco do lugar, Canon Hardwicke Rawnsley, que temia os efeitos causados pelo turismo e pela indústria em Lake District. Mais tarde, em 1895, ele obteria apoio nacional para ajudá-lo a proteger o campo. Beatrix Potter apaixonara-se pelas montanhas ásperas e pelos lagos escuros e aprendera com Rawnsley a importância de tentar proteger a região, algo que iria permanecer com ela o resto da sua vida.

Carreira literária

Beatrix Potter procurou várias editoras para publicar seus livros. Fez setenta tentativas e sessenta e nove falharam. Sua carreira como escritora e ilustradora infantil começou quando A História do Pedro Coelho foi publicada por Frederick Warne em 1902. Em 1905, com o dinheiro que ganhou, comprou sua primeira propriedade em Lake Districk, uma fazenda chamada Hill Top, na cidade de Near Sawrey. A fazenda e seus arredores começaram a aparecer nas suas histórias.
Beatrix foi uma mulher solteira por muito tempo. Sua mãe a pressionava para que se casasse, pois não aprovava que a filha se sustentasse com a venda dos livros que escrevia e ilustrava. O mais novo dos irmãos Warne, Norman era o único solteiro da família, e tio muito dedicado a seus sobrinhos e sobrinhas. Norman foi o responsável pela publicação inicial dos livros de Beatrix. Em 1905 Norman pediu Beatrix em casamento, o que foi alegremente aceito. O noivado foi mantido em segredo pois a família de Beatrix Potter desaprovava um noivo que vivia de sua profissão de editor, por considerá-lo de classe inferior. Tragicamente, em 25 de agosto de 1905, um mês depois do pedido, Norman morreu de anemia, quando tinha 37 anos. Isso deixou Beatrix devastada, mas ela fez o máximo para superar esse momento difícil, trabalhando ainda mais do que o costume.

Casamento

Em 1913, aos quarenta e sete anos, Beatrix casou-se com William Heelis, um procurador local, e foi morar em Sawrey. Ela passou a desenhar e a escrever menos, dedicando-se às atividades da fazenda, à criação de carneiros e a comprar muitas terras em Lakeland, para preservá-las. Quando Beatrix Potter morreu, em 1943, deixou mais de 4.000 acres e 15 fazendas para o National Trust, uma organização destinada a preservar lugares de interesse histórico ou de grande beleza cênica, na Inglaterra.

Falecimento

Beatriz Potter morreu em 22 de dezembro de 1943, próximo de Sawrey, Cúmbria).
                                                                                                                  Fontes:  Wikipédia  


                 








Rozani



3 comentários:

Unknown disse...

Olá

Adorei essas imagens. Vim agradecer sua visita e espero sua participação no sorteio do KIT NOVEX.

FELIZ PÁSCOA

BEIJO

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Just wish to verbalize your critique is extraordinary. The quality in your document is just brilliant moreover i can imagine you are a professional on this topic. Thanks a million with please continue the rewarding composition.

As a final note , permit me thank you for your patience with my English as (I am certain you have figured this by now,), English is not my mother language consequently I am using Google Translate to build out what to compose what I truly mean to state.