Bem vindos ao meu blog!

Bem vindos ao meu blog!

sábado, 8 de maio de 2010

Coca- Cola

Oi gente!
Meu post vai ser sobre a Coca- Cola. A Coca Cola foi vendida pela1ª vez no dia 8 de maio de 1886. A Coca -Cola tem 124 anos. Quem não gosta de Cola- Cola?
É muito difícil alguém não gostar de Coca -Cola.
Bjs.



Coca-Cola, ocasionalmente referida como simplesmente Coca (ou com seu apelido em inglêsCoke)  é um refrigerante de noz-de-cola vendido em 136 países. Produzida pela The Coca-Cola Company, é a marca mais conhecida e vendida do mundo. Sua maior concorrente é a Pepsi.
Criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886 e originalmente produzida como um remédio patenteado, a Coca-Cola alterou sua fórmula original e gradualmente conquistou novos mercados. Um dos responsáveis pelo sucesso da Coca-Cola Company foi o empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas agressivas de marketing levaram a empresa a conquistar largas fatias do mercado de refrigerantes no mundo, a partir do século XX até os dias atuais.
A Coca-Cola Company enfrenta acusações de que a Coca-Cola traria efeitos colaterais perversos na saúde de consumidores, não havendo comprovação científica ou consenso sobre o assunto. Há também acusações de práticas monopolistas por parte da multinacional.
Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
História




A bebida Coca-Cola foi desenvolvida a partir da fórmula de um remédio, tônico para os nervos, dosado pelo farmacêutico John Styth Pemberton em 1886 emColumbus, no estado da GeórgiaEUA. Recebeu originalmente o nome de Pemberton's French Wine Coca. Ele foi inspirado pelo sucesso formidável de um produto similar europeu de Angelo Mariani chamado Vin Mariani.
A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca, originalmente da Colômbia. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga. Era vendida originalmente como remédio por cinco cents o copo. Depois foi relançada como bebida leve. As primeiras vendas foram feitas na Farmácia de Jacob na cidade de Atlanta, em 8 de maio de 1886, e pelos primeiros oito meses apenas nove bebidas eram vendidas durante o dia todo. Pemberton anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de maio do mesmo ano no Atlanta Journal.


Asa Griggs Candler comprou Pemberton e seus parceiros em 1887 e começou a realizar uma campanha agressiva de marketing do produto. A eficiência destes anúncios não seria percebida até muito tempo depois. Pela época de seu 50º aniversário, a bebida já tinha alcançado status de ícone nacional americano.
A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes do refrigerante.


A Coca-Cola foi vendida em garrafas pela primeira vez em 12 de março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em Vicksburg, Mississippi na Biedenharn Candy Company em 1891. Seu proprietário era Joseph A. Biedenharn. As garrafas originais eram garrafas Biedenharn, muito diferentes do visual atual de silhueta que as garrafas possuem. Asa Candler estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, mas os dois empreendedores que propuseram a idéia foram tão persuasivos que Candler assinou um contrato dando-lhes controle total do procedimento. Porém o contrato tornar-se-ia ainda um problema por décadas para a companhia, devido aos seus termos um tanto falhos.


Hoje em dia, são vendidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas de Coca-Cola por segundo nos Estados Unidos. O produto é vendido em mais de 140 países.
Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos enviaram cartas para a Coca-Cola Company, pedindo que a bebida lhes fosse fornecida. Motivada com as cartas, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados. Apesar dos custos de produção na frente de batalha serem elevados, a companhia decidiu arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço praticado nos EUA. Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos e os Estados Unidos, ela acabou exercendo o papel de um símbolo patriótico. A popularidade da bebida aumentou bastante após a guerra, quando os soldados voltaram fazendo propaganda do refrigerante. Então foi lançado um tipo de embalagem que vendia 6 garrafas de coca-cola (sixposts), a qual se tornou preferida das donas de casa americanas.


Fórmula da Coca- Cola "normal"
A fórmula exata da Coca-Cola é um segredo industrial protegido por várias patentes, e nem sequer são conhecidas quais as matérias-primas usadas. A cópia da fórmula é guardada no cofre principal do SunTrust Bank em Atlanta. Seu predecessor, a Trust Company, supervisionou a oferta pública inicial em 1919 da Coca-Cola Company. Uma lenda urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula. De fato, a Coca-Cola possui uma regra restringindo o acesso a apenas dois executivos, cada um sabendo a fórmula completa e outros, além da dupla descrita, conhecem o processo de formulação.


Anúncio da Coca- Cola em 1900
As 1ª Garrafas da Coca-Cola
Anúncio de 1907


Anúncio de 1907

Anúncio de 1907


Rozani

11 comentários:

Eliane disse...

Coca-cola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Amao de paixão, gostei de sua pesquisa, um beijo e bom fim de semana.

Suzanna disse...

Olá Rozani
Gostei muito da história da coca cola.
A tãoisteriosa fórmula que engolimos a anos e nem sabemos o que é...
e espalhada pelo mundo todo.
Muito bom, as vzs pensamos que sabemos td a respeito de algo não é?
Muito informativo
Bjokas Su

Anônimo disse...

Clap!Clap!Clap! Fantastic!!! Parabéns pelo post. Linda história essa da Coca. Adorei saber. Bjssssss

Elaine disse...

Olá Rozani, adorei o post, eu sou viciada e adorei a primeira garrafa dela, queria uma para mim.
Beijos e um execelente dia das mães!

Anônimo disse...

Oi querida, olha eu aqui de novo!! Vim agradecer sua visita lá no meu blog, adorei, mas você só foi lá agradecer e não comentou o meu post, snif, snif, porque, não gostou das minhas rimas? bjssss

pensandoemfamilia disse...

Olá Rozani

Apesar de não gostar de beber coca cola, gostei de ler sua retrospectiva histórica.
Parabéns pela pesquisa.
Também moro em Niteroi.
Se desejar conhecer o meu blog, será bem-vinda. Norma
http://pensandoemfamilia.com.br/blog

Ricardo e Regina Calmon disse...

Minina Rozani,meus sais,please!
Uma cirurgica dicotomia,a cocacola tematizando ,praticastes,digna de uma mestra em planejamento de propaganda,como ex mestre ,estupefacto estoy,maravilhoso,amei!

bzuz publicitários

viva la vida

Ricardo e Regina Calmon disse...

Minina Rozani,meus sais,please!
Uma cirurgica dicotomia,a cocacola tematizando ,praticastes,digna de uma mestra em planejamento de propaganda,como ex mestre ,estupefacto estoy,maravilhoso,amei!

bzuz publicitários

viva la vida

Ricardo e Regina Calmon disse...

Minina Rozani,meus sais,please!
Uma cirurgica dicotomia,a cocacola tematizando ,praticastes,digna de uma mestra em planejamento de propaganda,como ex mestre ,estupefacto estoy,maravilhoso,amei!

bzuz publicitários

viva la vida

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Olá Rozani!
Amei esse post da tão amada... COCA-COLA! Amooooooooo, acho até que sou viciada, kkk

E vim agradecer seu carinho no dia das mães! Muito obrigada!
Que Jesus nos dê muita luz para sermos mães cada dia melhores!!!

beijos

Teredecorando disse...

Parabéns!!! Recordar é viver...Viver é relembrar de coisas que marcam e marcaram nossas vidas.
Bjs mil