Bem vindos ao meu blog!

Bem vindos ao meu blog!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tchaikovsky

Oi gente!
Hoje vou postar sobre Tchaikovsky . Hoje seria o aniversário dele.
As sinfonias dele ficou muito conhecida por causa do ballet.
Como amo ballet, meu post é pra ele.


Piotr Ilitch Tchaikovsky (em russoПётр Ильи́ч Чайко́вский, por vezes, transliterado Pyotr Ilyich Tchaikowsky); Kamsko-Wotkinski Sawod, actual Tchaikovsky7 de maio de 1840 - São Petersburgo6 de novembro de 1893) foi um compositor romântico russo.
Embora não faça parte do chamado Grupo dos Cinco (MussorgskyCésar CuiRimsky-KorsakovBalakirev e Borodin) de compositores nacionalistas daquele país, sua música se tornou conhecida e admirada por seu carácter distintamente russo, bem como por suas ricas harmonias e vivas melodias. Suas obras, no entanto, foram muito mais ocidentalizadas do que aquelas de seus compatriotas, uma vez que ele utilizava elementos internacionais ao lado de melodias populares nacionalistas russas. Tchaikovsky, assim como Mozart, é um dos poucos compositores aclamados que se sentia igualmente confortável escrevendo óperas, sinfonias, concertos e obras para piano.
Biografia

Piotr Ilich Tchaikovsky nasceu em Maio de 1840, na cidade de Kamsko-Votkinsk, na Rússia, filho de um engenheiro de minas ucraniano chamado Ilya com sua segunda esposa, Alexandra, de ascendência francesa.
Desde cedo Tchaikovsky interessou-se por música. Seu primeiro contato foi aos cinco anos com um velho órgão mecânico que havia em sua casa, onde aprendeu algumas árias da moda ajudado por sua mãe.
Em 1848 a família fixa-se em São Petersburgo, onde o compositor toma as primeiras aulas teóricas musicais com diversos professores particulares, entre eles o maestro Filipov.
Mas em 1850 os desejos da família eram que fosse advogado. Foi para a Escola de Direito de São Petersburgo onde cursou até 1859, mostrando-se um estudante muito aplicado, e antes mesmo de se formar foi empregado como funcionário do Ministério da Justiça.
Em 1854 morre sua mãe. Fato que, segundo alguns biógrafos e estudiosos de sua vida, o marcou profundamente. 
Em 1866 é convidado por Nikolai Rubinstein, irmão de Anton Rubinstein e diretor do Conservatório de Moscou, para dar aulas de Teoria Musical e Composição. Foi professor até 1878.
Em 1863 Tchaikovsky decide dedicar-se inteiramente a carreira musical. Opondo-se totalmente às expectativas da família, abdica da carreira jurídica e se matricula no Conservatório de São Petersburgo, onde permanece três anos. É no Conservatório que Tchaikovsky tem contato com as obras dos grandes mestres alemães, bem como com composições de GlinkaMeyerbeerSchumann e Liszt. Foi aluno de Anton Rubinstein em orquestração, e de Nikolai Zaremba em composição.

Em 1867 foi um dos designados pelo Conservatório de Moscou a receber oficialmente Hector Berlioz em sua viagem a Rússia.
Em 1868 trava contato com o Grupo dos Cinco, movimento nacionalista russo que compatilhava do ideal de criar uma música fundada sobre o folclore nacional, contra a tutela e influência das escolas francesa e italiana. O grupo era formado pelos compositores Mily BalakirevCésar CuiModest MussorgskiAleksandr Borodin e Nikolai Rimsky-Korsakov.
Em 1875 viaja pela Europa e conhece em Paris Saint-SaënsFranz LisztGeorges Bizet e Jules Massenet.
Em carta de 1876 a seu irmão, confessa estar atormentado por tendências homossexuais desde a juventude, e que faria tudo o que fosse possível para se casar e afastar todos os rumores que o incomodavam. Em 1877 casa-se com uma aluna do Conservatório de Moscou, Antonina Miliukova. Matrimônio que desde o início fora um suplício. Inicialmente porque sua esposa não se interessava por suas composições e projetos artísticos
Em 1880 Nikolai Rubinstein o incumbe de compor uma abertura sinfônica-coral de tema patriótico, prevista para a inauguração da uma exposição em Moscou: nasce a Abertura 1812.
Em 1876Nikolai Rubinstein apresenta o compositor à baronesa Nadyezhda von Meck, que se sente profundamente atraída pela obra de Tchaikovsky. Incialmente a baronesa o incumbe em algumas transcrições para violino e piano, mas em seguida se converte em mecenas de Tchaikovsky, sob a única condição de comunicarem-se somente por carta. Essa correspondência durou quatorze anos, sem nunca terem se visto. O mecenato resguardou Tchaikovsky de dificuldades financeiras durante esse tempo. (A Sinfonia nº4 em Fá Menoropus 36, é dedicada a baronesa) Nesse mesmo de 1876 recebe o encargo de coreógrafo do Teatro Bolshoi de Moscou, onde nasce o ballet O Lago dos Cisnes.
O mecenato da baronesa von Meck possibilitava Tchaikovsky dedicar-se exclusivamente a composição, então em 1878 deixa sua cátedra no Conservatório de Moscou.

Em 1892 já não conta mais com a ajuda da baronesa von Meck. Sua irmã Alexandra morre. E aos cinqüenta anos tem a aparência de um homem muito mais velho.
Em junho de 1893, Tchaikovsky recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Cambrigde. Em outubro do mesmo ano sua saúde se agrava profundamente. Dia 6 de Novembro de 1893 Tchaikovsky morre aos 53 anos, em São Petersburgo.
Curiosidade
  • Seu sobrenome é derivado da palavra tchaika (чайка), que, em russo, significa gaivota.
  • Tchaikovsky foi o primeiro compositor russo a dar ao ballet uma dimensão orquestral.


Ballet

Tchaikovsky talvez seja mais conhecidos por seus bailados, no entanto foi apenas no fim de sua carreira, com seus dois últimos balés, que seus contemporâneos passaram a apreciar suas qualidades como autor desse gênero.



Lago dos  Cisnes

O

A Bela Adormecida



Quebra Nozes


 

Rozani

2 comentários:

Jacinta Dantas disse...

A arte e seus encantos...
E na dança, a comunicação da leveza e da beleza.

Bom dia!

Manuela Freitas disse...

Olá Amiga Rozini,
Para mim Tchaikovsky é um «must», em CD tenho grande parte da sua obra: sinfonias, poemas sinfónicos, música de câmara, ballet, ópera...este compositor andou por todas as áreas. De facto o mais popular na sua música são os bailados, que mesmo considerados na época música menor, ele não os deixou de compôr.
Tchaikovsky de extrema sensibilidade sempre teve uma vida muito sofrida, sendo a principal causa, o homossexualismo. Há fontes que comprovam que morreu envenenando-se, devido a um caso que teve com um filho de um elemento da aristocracia, que o ameaçou: ou faz isso ou rebenta o maior dos escândalos e, não podemos esquecer que o homossexualismo nessa altura era um crime e com alta penalização.
Li sobre este assunto, mas no site abaixo, encontra uma alusão ao que poderia ter sucedido:
http://archive.operainfo.org/broadcast/composer.cgi?id=90&language=4
Beijinhos e desculpe esta conversa toda, este é um assunto que me interessa porque gosto bastante de música clássica.
O post está excelente e com fotos óptimas, parabéns.
Manú