Bem vindos ao meu blog!

Bem vindos ao meu blog!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vestido de Noiva (Blogagem Coletiva Cor Branca)



Oi gente!
Minha Blogagem Coletiva vai ser sobre:  Vestido de Noiva.
Eu amo vestido de noiva!Nunca casei, nem nunca quis casar.Mas, amo vestido de noiva!Vai entender... Freud explica.
Espero que vcs gostem dos vestidos de noivas que escolhi.
Bjs


O vestido de noiva tem uma história bem recente.
De início, as cores eram variadas, contanto que os vestidos fossem suntuosos, luxuosos. Até porque o casamento era visto como um arranjo comercial e o vestido da noiva servia justamente para mostrar à sociedade que as famílias tinham posses. Os vestidos podiam ser de qualquer cor, inclusive muito se usou vermelho em épocas mais remotas, como na Idade Média (entre 476 d.C. e 1453 d.C.) e em culturas diferentes, como no Japão, Índia e China. A discrição nem sempre foi sinônimo de bom gosto na moda, tanto que a noiva romana, por exemplo, podia usar um véu vermelho escuro, quase em tom de vinho, sobre uma túnica amarela cor de açafrão. Na Grécia antiga, as mulheres usavam cores escuras, inclusive estampados.
Já o preto predominou na alta Renascença (século XVI), entrando no período barroco (século XVII), que ensina história da moda. Foi a época em que a Espanha ganhou primazia nos costumes europeus, e a cor mais propícia para se apresentar em uma sociedade extremamente religiosa, inclusive para as noivas, era o preto. Esqueça o bom e velho preto básico, pois as vestimentas eram pesadas e luxuosas.
Sobre a origem do vestido branco, não há consenso. Registros indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI. Uma das explicações para a escolha foi que Mary Stuart fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão.
Outro relato é sobre o casamento da rainha Maria de Médici, da França, no século XVII. Natural da Itália, Maria usou uma vestimenta branca, com detalhes dourados e com decote quadrado, causando rebuliço na corte francesa. Diz-se que, apesar de ser de tradição católica, ela se rebelou contra a estética religiosa que indicava o uso de cores escuras, geralmente preto, e vestidos fechados até o pescoço. Michelangelo atribuiu o branco do vestido de Maria de Médici à pureza da moça, que tinha apenas 14 anos.
Mas o amor romântico faz com que muitos atribuam a origem do vestido de noiva branco à rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX. Isso porque ela foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e em um esplendoroso traje, com vestido e véu brancos e sem coroa, o que também foi inédito.
Por ser uma rainha, foi ela quem pediu o marido, o príncipe Albert, em casamento. Depois que o marido morreu, a rainha Vitória só usou preto, por isso se associa a época vitoriana a essa cor.
 Fonte:Míriam Costa Manso, professora do curso de Design de Moda da UFG (Universidade Federal de Goiás).
Casamento Rainha Elizabeth e Príncipe Filipe 20 novembro de 1947
Casamento John Kennedy e Jackie Bouvier 12 setembro 1953

Casamento Grace Kelly e Rainir III   19 de abril 1956

 Diana Frances Spencer e Príncipe Charles 29 julho 1981

Casamento John Kennedy JR e Carolyn Bessete 21 setembro 1996

Casamento Juliana Paes e Carlos Eduardo Baptista   9 setembro 2008














Filme O Pai da Noiva 1950




























Rozani

8 comentários:

Tida disse...

Vestidos de noiva sempre emocionam.
sua lembrança foi linda e delicada.
É bom saber sobre a tragetória das cores no ritual do casamento.
bjs

Isadora disse...

Rozani, belíssimas imagens e muito interessante o post. Nunca me atentei para o fato que nem sempre os vestidos eram brancos.
Viu blogueiras também são cultura.
Um grande beijo

Glorinha L de Lion disse...

Rozani, que liiiindossss!!!! Aquele então da moça deitada cheio de flores no chão...e o da Grace Kelly? Maigodi...cada um mais lindo que o outro...vc tb fechou com chave de ouro, viu? Obrigada por ter participado e por todo o seu carinho...beijão.

MARCELO DALLA disse...

Interessante e maravilhoso! Esse post me lembrou outro filme: Sex and The City. Tem fotos da Criie aí!!! Sou fá dessa série...
Viva o glamour e o romantismo!!!! hehehe
bjos

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Eu sonho em me vestir de noiva para meu marido!!!

Sonhoooo

beijos

Lúcia Soares disse...

Rozani, ontem não deu pra passar por todos os blogs da blogagem colorida, mas hoje estou aqui, encantada com sua pesquisa e as imagens. Fotos maravilhosas,noivas idem.
Já fiz um post sobre noivas e da minha "implicância" com noivas de tomara-que-caia, mas é só minha opinião e cada noiva que escolha seu modelo dos sonhos e pronto!
Beijos e espero que continuemos a nos visitar.

Lu Souza Brito disse...

Você arrasou na postagem do Branco. Que sonho, que encanto estes vestidos de noiva. Já conhecia a sua estória relacionada a pureza da noiva. E desde então tornou-se símbolo de pureza e virgindade (ainda bem que este conceito já caiu né?)
Eu casei de branco, e posso dizer: A cerimônia de casamento é um sonho, mas o vestido representa metade desse sonho! Tem um peso muuuuuito grande!

Orvalho do céu disse...

Olá, Rozani
Ficou linda sua postagem do Branco...
Prefiro os à moda antiga... acho-os mais românticos...
Nesse "dia especial", o romantismo tem tudo a ver, né?
Bjs no seu coração e ótima semana cheia de "luz branca" pra vc!