Bem vindos ao meu blog!

Bem vindos ao meu blog!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Margot Fonteyn

Oi meus queridos!
Um pouco de ballet... um pouco de Margot  Fonteyn.
Quem gosta de ballet é um prato cheio!
Bjs,


Biografia
Margot Fonteyn (nasceu Margaret Hookham) (18 de maio de 1919 - 21 de fevereiro de 1991) foi uma bailarina inglesa.

Fonteyn nasceu Margaret Hookham em 18 de maio de 1919, filha de um pai inglês e de uma mãe irlandesa descendente de brasileiros, sendo filha de um industrialista chamado Antonio Fontes. No começo de sua carreira, Margaret transformou Fontesem Fonteyn e Margaret em Margot.
Em 1931, Margot Fonteyn entrou para a escola debalé do Sadler's Wells. Ninette De Valois e seu coréografo, Frederick Ashton, investiram em suas qualidades excepcionais: lírica, dramática, musical e suas proporções físicas perfeitas. Em 1935, Fonteyn tornou-se a primeira bailarina com apenas dezesseis anos, dançando juntamente com Robert Helpmann. Em A bela adormecida, Margot interpretou a Princesa Aurora, conduzindo o futuro Royal Ballet a um período de glória em sua nova sede, no Convent Garden (1946), e à sua primeira e famosíssima temporada em Nova Iorque (1949).
Sua maior contruibuição artística deu-se ao lado de Ashton, pois era sua musa inspiradora e uma intérprete ideal a inúmeras criações do coréografo, entre as quais se destaca Ondine, de 1958. O ápice de sua parceria de dança com Michael Somes aconteceu durante a primeira visita do Royal Ballet à Rússia, em 1961.
Logo depois, Margot Fonteyn começou a dançar com o bailarino soviético exilado Rudolf Nureyev, vinte anos mais jovem do que ela. Fonteyn e Nureyev eram idolatrados até Margot se aposentar em1979.
Em 1955, Margot casou-se com o diplomata panamenho Roberto Arias, filho de um ex-presidente panamiano, Fonteyn, que ficou paralítico após ser baleado em 1964 por um antigo colega de partido que o suspeitava de ter um caso com a sua mulher. Depois que se afastou do palco, ela dedicou-se ao marido até a morte dele, em 1989, vivendo em sua fazenda no Panamá.
Antes de morrer, Margot Fonteyn foi homenageada, junto com Nureyev, como a grande dama do balé do século XX.



Rozani

Um comentário:

bikim disse...

que fotos lindasssssssssss!!!!!!!!!!!!!
impossível não gostar!!!
♥♥♥
sleep well Rozani
Rosa