Hoje é dia Internacional do Museu.
Espero que vcs gostem.
Bjs
Um museu é uma instituição de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar e valorizar de diversas maneiras um conjunto de elementos de valor cultural e ambiental: coleções de objetos artísticos, históricos, científicos etécnicos. Em uma perspectiva alargada, o conceito abrange ainda jardins botânicos, zoológicos, aquários, planetários, parques nacionais, sítios arqueológicos e outros.
História
Na sua origem, um museu era um templo das musas, deusas da memória, filhas dela com Zeus. Mnemosine, a musa da memória, é filha de Gaia com Urano. Mais tarde, na época da Dinastia ptolemaica, Ptolemeu II Filadelfo mandou construir em Alexandria um edifício a que chamou "Museu". Estava dedicado ao desenvolvimento de todas as ciências e servia, além disso, para as tertulias dos literatos e sábios que ali viviam, sob o patrocínio do Estado. Naquela instituição foi se formando, gradativamente, uma importante biblioteca.
Os escritores latinos supuseram a existência de um significado adicional de "museu", ao que tudo indica referindo-se a grutas que, situadas dentro das vilas, os seus proprietários utilizavam-nas para retirar-se e ali meditar.
O museu atualmente
Os modernos museus dedicam-se a temas específicos, inscrevendo-se em uma ou mais das seguintes categorias: belas-artes, artes aplicadas, arqueologia, antropologia, etnologia, história, história cultural, ciência, tecnologia, história natural. Dentro destas categorias alguns especializam-se mais, como por exemplo: arte moderna, ecomuseus, industriais, de história local, da história da aviação, da agricultura ou da geologia.
Há também os museus ao ar livre, que mostram e erguem edifícios antigos em zonas amplas ao ar livre, geralmente em locais que recriam paisagens do passado. O primeiro foi King Oscar II's coleção próxima a Oslo, aberta em 1881. Em 1891 Arthur Hazelius fundou o famoso Skansen em Estocolmo, que se transformou no modelo para museus abertos subseqüentes do ar na Europa do norte e oriental, e eventualmente em outras partes do mundo.
Funcionamento
Os museus são instituições especializadas, e, por isso, necessitam de mão-de-obra qualificada, como museólogos, restauradores e outros profissionais, capazes de manter a conservação do acervo. Ele é dirigido geralmente por um curador, quem tem uma equipe de funcionários que cuidam dos objetos e arranjam sua exposição. Muitos museus associaram-se aos institutos de pesquisa, que são envolvidos freqüentemente com os estudos relacionados aos artigos do museu. Eles são geralmente abertos ao público por uma taxa. Alguns têm a entrada livre, permanentemente ou em dias especiais, por exemplo uma vez por semana ou ano.
O museu próprio ou um instituto associado podem organizar expedições para adquirir mais artigos ou documentação para o museu, uma atividade famosamente descrita na abertura do filme "Raiders of the Lost Ark" (Os Caçadores da Arca Perdida[BR]/Os Salteadores da Arca Perdida[PT]). Eles podem também adquirir artigos como donativos, vendas ou comércios. Por exemplo, um museu caracterizado de arte impressionista pode receber uma doação da cubista trabalho que simplesmente não pode caber nas exibições do museu, mas pode ser usado para ajudar adquirir uma pintura mais relevante. Os museus maiores tem um "departamento de aquisições" cuja equipe de funcionários que seja tempo integral ligado neste tipo da atividade sincera.
Os Museus no Brasil
Durante o período colonial podemos citar a experiência da Casa dos Pássaros. A instituição procedia a taxidermia de aves para instituições no reino.
Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), estabeleceu-se uma nova dinâmica no surgimento de instituições culturais:
- Em 1816 foi criada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, embrião do atual Museu Nacional de Belas-Artes;
- Em 1818 foi criado o Museu Real, embrião do atual Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.
- 1838, o museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro;
Finalmente, no período Republicano, destacam-se a criação:
- em 1906, do Museu Municipal de Iguape
- em 1922, do Museu Histórico Nacional
- em 1932, do curso de Museus
- em 1934, da Inspetoria de Monumentos Nacionais
- em 1937, do Museu Nacional de Belas Artes
- em 1938, do Museu da Inconfidência
- em 1940, do Museu Imperial
- em 1947, do Museu de Arte de São Paulo
Mais recentemente, na década de 1960, destacaram-se a criação dos museus Villa-Lobos e da República (1960), além de inúmeros museus militares e municipais, e do Museu Lasar Segall (1967).
A década de 1970 foi marcada, a partir da Mesa Redonda de Santiago do Chile (1972), pelo "Movimento da Nova Museologia" (MINOM) que se consolida nadécada de 1980. Países como o México, a França, a Suíça, Portugal e o Canadá foram os formuladores iniciais desta concepção.
Em março de 2006 inaugurou-se o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade com o maior número de falantes do idioma no mundo.
Museu do Louvre -Paris - França
Museu Mac de Niterói- RJ
Museu Imperial de Petrópolis -RJ
Museu Niemeyer -Curitiba-Paraná
Museu de História Natural Smithsonian Washington EUA
Rozani
15 comentários:
Não sabia dessa data e que ilustrativa postagem! Lindas imagens dessesmuseus!beijos e um lindo dia,chica
Ola'
Que blog romântico!
Amo museus, desses que você citou fui apenas ao Louvre (embora vale por muitos)e espero ir em agosto a este museu em Washington.
Um abraço
Léia
Mas é bom demais e me surpreendo a cada dia com minhas amigas.Isso aki é cultura puraaa, quando que iria lembrar do dia do museu, mas nem em ecolasacho que não tocam mais nete assunto, de tamanha importância e beleza.
Amei, dá vontade de visitar um e viajar no tempo.
Parabéns mesmo viu Rozani,é muitobom passar por aqui e ver posts tão interessantes.
Bjokas e uma linda semana para você.
Oiii Rozani,
Claro que não me importo não...vamos mesmo divulgar e quem sabe conseguimos ajudar a polícia no combate contra a pedofilia.
Na denuncia que fiz me deram um código para acompanhar o processo, assim que tiver novidades na investigação, informo, ok!!!
bjksss, tenha um excelente dia!!!
Que post interessante!!! Museu é uma parada necessária nos locais em que tenho oprotunidade de conhecer. Agora lembrei, dos tempos de escola em que íamos em fila indiana ao Museu Câmara Cascudo aqui em Natal, observando aqueles objetos, escutando aquelas histórias, que me faziam viajar. Bjos e ótimas informações.
Bom dia Rozani!
Eu adooooro Museus, apesar de conhecer pouco, mas tenho visitado os da minha cidade e fico encantada com cada história apresentada.
A maioria das pessoas do meu convívio nunca foram em Museus e os que foram, geralmente foram em outras cidades.
Acho importante conhecer em todos os lugares, principalmente partindo da nossa cidade.
Babei cada foto desse post e quem sabe um dia conhecerei cada um.
Parabéns pelo post.
xeros
ROZANI....AKELE VESTIDO DA MULHER DO JOHN K JR. ERA MEU SONHO....VC ACREDITA Q EU CHEGUEI A CORTAR ELE DE UMA REVISTA....ENFIM HJ MORO JUNTO NÃO CASEI RSRS....MAIS UM DIA QUEM SABE CASO COM ELE E VOU PRA GRECIA VISITAR...RSRS...BOM DEMAIS...BJOS
óptimo texto .lindas imagens,parabéns.
Beijo.
Obrigada pela sua ida ao meu blogue, pelo seu comentário.
Ensina-me a colocar o controlador
das últimas visitas?
Se não for pedir-lhe muito, poderia
dar-me os dados(se souber,claro)
para o email:
iriste@portugalmail.pt
Um beijinho/Irene
Rozani,
Infelizmente nós brasileiros não temos ainda uma cultura de museus!
Acho bárbaro quando visito os museus no exterior e vejo tantas crianças, às vezes tão pequenas já frequentando museus,e o que é melhor, prestando atenção, e interessadas naquilo que estão vendo!
Uma pena que aqui jamais teremos essa oportunidade!
Adorei a postagem, pois sou fã de museus!
Abraço,
Renata Boechat
Rozani , não sabia não ser hoje o dia do museu, interessante.
Adoro visitá-los sempre que posso, sua explanação foi uma aula e tanto, adorei.
Conheço alguns dos citados, como o do Louvre ( que é preciso morar lá dentro por meses para dar conta de se interar de tudo),O do Ipiranga e o de Niemeyer , todos cada um com seus pontos altos e beleza.
Isso tudo sem falar na arquitetura, estilos bem diferentes, mas todos com seu encanto próprio.
O Mac de Niterói não conheço, mas acho lindo seu estilo.
Beijinho.
Oiii Rozani, obrigada pela visita...
Menina adorooo museu e não sabia que tinha um deia especial pra ele...obrigada pelas informações...
Bjinhus!!!
Boa tarde Rozani,
Primeiramente gostaria de agradecer sua visita e seu comentário.
Que postagem interessante!!!
Meu sonho é visitar o Louvre, em Paris. E depois outros museus que ainda não pensei na ordem. Parabéns, essa postegem muito me interessou, bem informativa, didática e curiosa.
Abraços Mara
Amo museus, essa coisa maravilhosa... Já ensino meus filhotes desde pequenos o valor e a beleza deles!
Beijinhos,
Dani
Rozani
Que aula mais gostosa essa e com imagens tão lindas!
Quando meus filhos eram menores fomos em vários. Meu caçula adorava fantasias, andava sempre com elas. Quando fomos no museu de Petrópolis, ele queria porque queria a coroa do Rei. Ele devia ter uns 4 anos e não entendia porque não queríamos comprar para ele rsrsrrsrs.
bjs e bom final de semana
Postar um comentário